A medida que as preocupações com a poluição e a sustentabilidade continuam a crescer, uma das principais ferramentas que permitem aos veículos produzir menos emissões atmosféricas é o catalisador automotivo. Neste post, explicamos como os conversores catalíticos automotivos funcionam e os benefícios que trazem na luta contra a poluição.
O catalisador automotivo é um dispositivo instalado no sistema de escape dos veículos, e a sua principal função é converter os gases poluentes produzidos durante o processo de combustão, em substâncias menos nocivas ao meio ambiente. Ele atua como um agente de transformação, promovendo reações que convertem óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados (HC) em dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e nitrogênio (N2).
Certamente, o coração do catalisador automotivo é a sua estrutura interna, que se assemelha uma “colmeia”. Essa estrutura geralmente é composta por uma malha de cerâmica ou metal revestido com metais preciosos, como platina, paládio e ródio. À medida que os gases de combustão do veículo passam pelo núcleo cerâmico, ocorrem reações químicas complexas catalisadas pelos metais presentes.
Sem dúvida, os catalisadores automotivos exercem um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar que respiramos, desempenhando um papel crucial na redução dos efeitos adversos da poluição atmosférica e no meio ambiente principalmente em áreas urbanas com grande quantidade de pessoas, onde a concentração de veículos é elevada e os níveis de substâncias poluentes podem ser motivo de preocupação.
Entretanto, a produção de catalisadores automotivos requer a utilização de recursos naturais não renováveis e o processamento de metais preciosos, o que pode ter efeitos ambientais adversos.
Em 2021, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reforçou os limites da poluição do ar, um dos maiores perigos à saúde humana. Foi a primeira vez, desde 2005, que a organização atualizou os critérios.
A reciclagem dos catalisadores automotivos é de extrema importância devido às suas diversas vantagens para o meio ambiente, economia e sociedade. Além disso, essa prática proporciona uma série de benefícios, tais como:
Por outro lado, a mineração de metais preciosos é frequentemente associada a danos ambientais prejudiciais, como desmatamento, poluição da água e do solo, e destruição de habitats. Ao enviar seus catalisadores para a reciclagem, é possível diminuir esses impactos negativos.
Além disso, a remoção e o processamento de metais é feito a partir de reservas que exigem grandes quantidades de energia. A reciclagem consome consideravelmente menos energia do que a produção a partir de matérias-primas virgens, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa.
A logística reversa dos catalisadores automotivos refere-se aos processos de: coleta, transporte, tratamento e reciclagem desses componentes após o fim de sua vida útil. Em outras palavras, é o movimento de retorno dos materiais ao inicio do ciclo de vida.
Não perca mais tempo! contribua para um mundo mais sustentável com a ajuda da Lorene. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções em logística reversa dos catalisadores automotivos. Juntos, podemos fazer a diferença.
Ou seja, Recicle sucata de baterias de lítio
A cada ano a quantidade de equipamentos descartados tem aumentado significativamente. Computadores antigos, celulares quebrados,…
A gente sabe que os recursos do planeta não são infinitos. Mesmo assim, por muito…
Somos referência em soluções para resíduos eletrônicos Na Lorene, temos a sustentabilidade no centro do…
O que é o carvão ativado? O carvão ativado é um material de origem mineral,…
Somos referência na compra e reciclagem de catalisadores automotivos A Lorene é reconhecida como a…
Nosso trabalho segue firme, e você é parte fundamental dessa engrenagem! No primeiro semestre de…
This website uses cookies.
Deixe um comentário Cancelar resposta