Atualmente o padrão de produção mundial é feito de forma linear, ou seja, a matéria prima é extraída, transformada, utilizada e descartada como resíduo.
Sendo assim, se mantivermos este modo de consumo é estimado que alguns recursos naturais se esgotarão em algumas décadas.
Sem dúvida, essa possível escassez está diretamente ligada ao aumento da população junto com o crescimento tecnológico. Afinal, hoje tornou-se difícil imaginar a existência humana sem o uso da tecnologia no seu cotidiano.
Isto é, gerando um crescimento da demanda por matérias-primas e recursos naturais, sendo necessário repensar nossas formas de produção e consumo.
A economia circular, conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais, aparece como oposição ao modelo de consumo linear.
O modelo de economia circular baseia-se em novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Portanto, a implementação deste modelo de negócio, além de diminuir a necessidade na extração da matéria-prima, beneficiando o meio ambiente, faz com que as empresas possam reduzir os custos e perdas produtivas, gerando novas fontes de receita.
A economia circular vai muito além dos famosos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), ela é responsável por repensar todas as práticas econômicas a longo prazo, juntando o modelo sustentável com o ritmo tecnológico e comercial do mundo atual.
A Lorene faz parte desse processo atuando ativamente na compra de sucatas de catalisador, eletrônica, bateria e carvão ativado em todo território nacional.
Somos pioneiros na compra, logística reversa e reciclagem desses materiais que possuem metais preciosos em sua composição, atuamos há mais de 25 anos nesse mercado, processando esses materiais no Brasil e reciclando por um mundo melhor.
Temos o compromisso de garantir o uso eficiente desses recursos ao mesmo tempo em que oferecemos soluções sustentáveis.
Os catalisadores automotivos podem ser reciclados no final da sua vida útil, retirando alguns metais preciosos existentes em seu substrato. Essa operação dá origem a uma matéria-prima secundária, utilizada na fabricação de novos produtos.
Por isso, a reciclagem da sucata de catalisador é necessária para a diminuição dos impactos ambientais negativos no meio ambiente.
Atuamos ativamente na compra de sucata de catalisadores no Brasil inteiro, através das nossas lojas e representantes locais.
O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina, gerando cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano e descartando apenas 3% de maneira adequada.
Por isso, atuamos na redução de desperdícios, investindo na compra de sucata eletrônica.
Entre os itens que adquirimos, destacam-se: placa mãe, processadores, memórias, HDs, celulares, fontes, entre outros.
Acredita-se que, até o fim de 2030, serão produzidas dois milhões de toneladas de baterias de íons de lítio por ano.
Entretanto, atualmente não são reciclados nem 2% desse total, o que representa grandes perdas financeiras, além do desperdício de recursos naturais.
Sendo assim, investimos na compra de baterias de celulares, tablets e notebooks, entre outras de íon-lítio, trazendo os melhores resultados para os nossos parceiros comerciais.
Devido à sua textura e natureza química, o carvão ativado pode ser usado para absorver metais na mineração, como é o caso do ouro.
A Lorene realiza a recuperação do ouro contido no carvão ativado, possibilitando a reutilização em novos produtos e diminuindo a necessidade da sua extração de fontes não renováveis.
Lorene - Todos os direitos reservados
Deixe um comentário