No dia 3 de junho, tivemos a honra de participar da Fase Final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Contamos com a ilustre presença de Eduardo Amorim, nosso Gerente de Laboratório, que representou a Lorene no evento.
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) é um evento promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), desde 1997. Destinada a estudantes do Ensino Médio das redes públicas e privadas do Estado de São Paulo, a competição tem como objetivo despertar o interesse pela Química, atrair jovens talentos, promover o aprendizado e elevar a importância da Química na sociedade.
A edição de 2023 foi lançada no site da ABQ-SP em agosto de 2022, com o tema “Vidros: Da Química Básica às Aplicações Tecnológicas”. A fase inicial do evento consistiu na elaboração de redações sobre o tema. Cada escola selecionou até 5 redações para envio, que foram corrigidas por colaboradores da ABQ-SP. Ao todo, foram recebidas 2005 redações.
A fase final ocorreu no dia 3 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Ao total, Foram convocados 150 alunos, com base nas melhores redações, além dos participantes selecionados por meio de torneios promovidos por instituições parceiras. Estima-se que cerca de 300 alunos participaram da fase final no IQ-USP.
Além disso, o evento ainda contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas, incluindo professores, familiares e coautores das redações.
Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues um total de 120 medalhas, sendo 70 medalhas de bronze, 34 medalhas de prata e 16 medalhas de ouro. Dessas, 70 foram destinadas aos alunos do 2º ano e anos anteriores, enquanto 50 foram concedidas aos alunos do 3º ano. Também foram premiadas duas alunas com o prestigioso prêmio “Mulheres para a Química”, em reconhecimento ao seu destaque.
A cerimônia de encerramento e premiação ocorreu no Anfiteatro Paschoal Senise. A mesa foi composta por importantes personalidades, incluindo o Prof. Dr. Mauro Bertotti, Presidente da ABQ-SP, o Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira, Diretor do IQ-USP, e representantes de empresas e instituições que contribuíram para o sucesso do evento. Entre eles, destacamos a presença de Eduardo de Amorim, Gerente de Laboratório e representante da Lorene no evento.
Eduardo destaca a importância da participação da Lorene no evento:
“Na Lorene, valorizamos a excelência e o comprometimento com o desenvolvimento científico. Apoiar iniciativas como essa competição é parte de nossa missão em promover o avanço do conhecimento e incentivar futuros talentos. Estamos orgulhosos de poder reconhecer e premiar esses jovens promissores, assim como os professores que os orientam.”
Parabenizamos todos os premiados e desejamos que essa conquista seja apenas o começo de uma trajetória de sucesso e inspirada na área da Química. A Lorene continua apoiando e incentivando a educação científica, acreditando no potencial transformador dos jovens e em seu papel fundamental para a construção de um futuro promissor.
Para mais informações sobre o evento, visite o site da OQSP: abqsp.org.br
A tecnologia se renova a cada instante, e dispositivos eletrônicos como celulares, computadores, televisores, tablets…
As baterias de lítio estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Elas…
A tecnologia avança rapidamente, e, com isso, o descarte de dispositivos eletrônicos cresce de forma…
Neste artigo, vamos abordar a importância do descarte correto das suas baterias de lítio, os…
A extração de ouro por meio da adsorção em carvão ativado é um dos processos…
Neste artigo, vamos abordar os desafios do descarte adequado dos resíduos eletrônicos, seus impactos ambientais…
This website uses cookies.