As baterias de lítio são dispositivos de armazenamento de energia que utilizam o lítio como elemento químico principal em sua composição. Elas são amplamente utilizadas em diversos dispositivos eletrônicos, como smartphones, laptops, tablets, câmeras digitai, veículos elétricos entre outros.
Essas baterias possuem uma alta densidade de energia, o que significa que são capazes de armazenar uma quantidade significativa de energia em relação ao seu tamanho e peso. Além disso, possuem uma baixa taxa de autodescarga, ou seja, retêm sua carga por um longo período de tempo, mesmo quando não estão em uso.
De fato, o mercado nacional de baterias de lítio está crescendo de forma expressiva. Prevê-se um aumento de cinco vezes até 2030, impulsionado pela popularização dos carros elétricos e pela demanda cada vez maior por armazenamento de energia.
O lítio é um elemento químico alcalino do grupo 1 da tabela periódica, representado pelo símbolo “Li”. É um metal leve e altamente reativo, sendo um dos metais mais leve de todos os elementos sólidos.
O lítio possui diversas aplicações industriais, sendo mais conhecido por seu uso em baterias recarregáveis de íon-lítio, que alimentam uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
Além disso, o lítio também é utilizado em medicamentos para tratar certos transtornos mentais, como o transtorno bipolar, devido às suas propriedades químicas e efeitos no sistema nervoso central. Sua crescente importância na indústria de tecnologia e energia renovável torna o lítio um elemento estratégico para o futuro sustentável.
A história das baterias de lítio começou em 1912, quando o físico Gilbert Newton Lewis iniciou testes e pesquisas sobre seu potencial. Apesar de sua iniciativa, foram precisas décadas para que a bateria de lítio se tornasse comercialmente segura. Outros pesquisadores, como M Stanley Whittingham, Adam Heller e Samar Basu, também funcionam para essa tecnologia.
Foi em 1979 que o professor John Goodenough, na Universidade de Oxford, fez uma descoberta crucial ao perceber que o lítio poderia ser utilizado em baterias recarregáveis para armazenar energia. Ele trabalhou junto com o físico japonês Koichi Mizushima e juntos desenvolveram uma bateria de lítio óxido cobalto (LiCoO2).
Desde então, a tecnologia de íon de lítio passou por grandes avanços, permitindo que dispositivos como computadores e celulares se tornem mais compactos e poderosos. Hoje, as baterias de lítio são essenciais para alimentar uma ampla variedade de dispositivos portáteis, autônomos e sistemas de energia solar fotovoltaica, além de serem o coração dos carros elétricos, um dos segmentos de maior crescimento nos últimos anos.
O descarte inadequado das baterias de lítio geram impactos negativos no meio ambiente. Ou seja, quando os resíduos são descartados de forma incorreta, as substâncias prejudiciais presentes nas baterias podem contaminar o meio ambiente.
Sem dúvida, Essa contaminação afeta diretamente os ecossistemas, comprometendo a biodiversidade e causando danos à saúde dos seres vivos.
Por isso, é fundamental entender a importância de descartar corretamente suas baterias de lítio, ao fazer isso, evitamos a contaminação do meio ambiente. Além disso, ao descartar as baterias, podemos contribuir para a recuperação de materiais valiosos, como lítio, cobalto, entre outros. que podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos, reduzindo a necessidade de extrair recursos naturais.
A reciclagem da bateria de lítio traz uma série de vantagens, tais como:
As etapas de reciclagem das baterias de lítio são:
Como citado anteriormente, as baterias de lítio têm uma ampla aplicação em diversos dispositivos eletroeletrônicos, como smartphones, notebooks, veículos elétricos e outros.
Ao atingirem o fim de sua vida útil, essas baterias podem passar pelo processo de reciclagem, permitindo a recuperação de metais presentes em sua composição. Sendo assim, para facilitar esse processo, você pode entregá-las em uma de nossas unidades ou através de nossos parceiros de negócios.
Após a bateria ser descartada pelo seu usuário é realizada a etapa de coleta do material. Atualmente, contamos atualmente com uma frota de mais de 200 veículos e um serviço de logística inteligente, que nos possibilita realizar coletas de sucatas de baterias de lítio em todo o território nacional para nossos parceiros.
A separação entre os diferentes tipos de baterias se faz necessária pois, como cada tipo contém uma variedade e quantidade diferente de metais preciosos, sua valoração varia de acordo com a classificação de cada material.
Posteriormente ao uso, coleta e triagem. A bateria de lítio passa pela etapa de processamento e é nessa etapa que ocorre a extração dos metais presentes na composição no material.
Lítio, cobalto, alumínio… Estes são alguns dos metais encontrados nas baterias de lítio, a recuperação dos metais através da reciclagem das baterias de lítio diminui a necessidade de extração da matéria-prima da natureza.
Por fim, após todas essas etapas, o material é refinado dando origem a uma matéria-prima secundária. Desta forma, os metais extraídos das baterias de lítio podem ser reintroduzidos no ciclo produtivo, aumentando o ciclo de vida dos materiais.
Como um dos líderes na reciclagem de baterias de íon lítio, estamos sempre otimizando os nossos processos. Nossa missão é criar soluções inovadoras para reciclar os seus materiais. Por isso, Investimos em um equipamento de alta eficiência que utiliza uma tecnologia inovadora para o processamento das baterias de lítio. Ele é capaz de separar os materiais presentes nas baterias em frações puras, permitindo uma altíssima taxa de recuperação dos metais preciosos presentes.
Somos a única empresa na América Latina que possui esse equipamento de ponta, o que nos coloca em uma posição privilegiada no mercado. Além disso, o Black Mass é uma tecnologia sustentável, que reduz o impacto ambiental e evita a geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente.
Posteriormente a fase de utilização, coleta e triagem, a bateria de lítio é submetida à etapa de processamento, na qual se dá a extração dos metais presentes no material. Como: Lítio, cobalto, alumínio, entre outros.
Os materiais são submetidos a processos mecânicos e térmicos, como trituração e moagem, para separar os componentes das baterias. Em alguns casos, utilizam processos químicos para realizar essa extração de metais.
Um dos principais produtos obtidos durante a reciclagem das baterias de lítio é a chamada “black mass”. A black mass é uma mistura de metais, como o lítio, cobalto e níquel, que são recuperados durante o processo de reciclagem.
A black mass é então refinada para separar os metais individuais e purificá-los para a reutilização na produção de novas baterias. Além disso, a black mass também pode ser utilizada na produção de outros produtos, como ligas metálicas.
Baterias de Íon Lítio e NiMH conforme composição abaixo:
As químicas do lítio óxido-níquel-manganês-cobalto são muito densas em energia, o que significa que fornecem um nível mais alto de desempenho. Além disso, as baterias de lítio NMC também oferecem altas capacidades de carga e descarga, o que as torna uma escolha mais popular para veículos elétricos, como e-bikes, ônibus, ferramentas elétricas sem fio e outros trens elétricos.
A LCO foi o primeiro tipo de bateria de lítio explorado comercialmente e segue até hoje como principal combinação voltada a dispositivos eletrônicos de consumo (como celulares, laptops, câmeras e tablets). Eles têm uma boa densidade de energia, longa vida útil e são fáceis de produzir em larga escala (embora o acesso ao cobalto seja limitado).
São baterias que guardam semelhanças com as baterias de lítio NMC e trazem algumas vantagens como longa vida útil, boa densidade de potência e energia. Podem , porém, trazer desvantagens em aspectos como segurança e custo, sendo indicadas apenas para aplicações especiais. A Tesla também usa este tipo de baterias em seus veículos elétricos.
Há baterias que se distinguem das outras não pelo material que compõe seu eletrólito positivo (cátodo), mas sim por seu separador, que pode ser fabricado com polímero (semelhante a uma película plástica) e não com o tradicional separador poroso.
Ou seja, Como o polímero tem baixa condutividade e precisa de temperatura muito altas (acima de 60ºC) para realizar a operação, é mais comum também que esse tipo de bateria conte com um micro separador poroso úmido que melhore seu funcionamento.
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