+55 (11)2902-5200
  • Português
  • Português
  • Español
  • English

Soluções Sustentáveis para a Logística Reversa do Carvão Ativado

  • 19/03/24
  • Categoria: Sem categoria

Garantir a destinação apropriada do carvão ativado utilizado na extração de ouro é fundamental para minimizar quaisquer impactos ambientais prejudiciais. Neste artigo, destacaremos o que é, sua relevância e o comprometimento da Lorene em fornecer soluções sustentáveis para o setor da mineração.

O carvão ativado utilizado na mineração do ouro desempenha um papel chave na indústria de mineração, especialmente no processo de extração conhecido como cianetação. Nesse processo, o ouro é dissolvido em soluções de cianeto e, em seguida, passado pelo carvão ativado. Esse carvão adsorve o ouro da solução, concentrando-o em sua superfície porosa de alta área superficial.

A eficácia do carvão ativado se deve à sua capacidade de atrair e reter as partículas de ouro, separando-as da solução de cianeto. Após o carvão estar carregado com o ouro, ele passa por um processo de eluição ou remoção para recuperar o ouro de forma concentrada.

O carvão ativado utilizado nesse processo devido sua capacidade na adsorção de metais, aproveitando suas propriedades texturais e químicas. é fabricado e tratado especificamente para otimizar sua capacidade de adsorção e durabilidade. No entanto, é importante reconhecer que também pode gerar finos quando sujeito a abrasão, manuseio e transporte.

Existem várias etapas envolvidas na adsorção do ouro da natureza por meio do carvão ativado, incluindo pesquisa ou prospecção, extração e beneficiamento.

Dessa forma, cada empresa decide com base em suas políticas e estudos, escolhendo a técnica mais adequada para cada uma dessas etapas. Muitas dessas abordagens envolvem o uso de carvão ativado no processamento. No entanto, após um certo número de utilizações, este material vai perdendo sua eficácia, chegando ao ponto em que o descarte se torna necessário. É aqui que entramos em cena!

Nós, da Lorene, realizamos a compra e logística reversa de carvão ativado há mais de 25 anos, assegurando sua destinação ambientalmente adequada e agregando valor aos nossos parceiros comerciais.

A destinação adequada do carvão ativado se torna fundamental para reduzir os impactos ambientais da indústria de mineração tradicional. Portanto, o descarte inadequado pode levar à contaminação do solo e da água, prejudicando a biodiversidade e a saúde humana.

Além disso, o carvão ativado retém traços de ouro, que podem ser recuperados por meio de processos de reciclagem. Assim, a destinação adequada não apenas reduz o impacto ambiental, mas também pode resultar em benefícios econômicos e ambientais significativos. Ao recuperar o ouro presente nos resíduos do carvão ativado por meio da reciclagem, podemos transformar o que antes era considerado resíduo em um recurso valioso.

Essa prática impulsiona a economia circular, onde transformamos resíduos em recursos valiosos, reduzindo assim a necessidade de matéria-prima virgem.

No geral, estas são as etapas de reciclagem do carvão ativado:

 Coleta e transporte

 Amostragem

 Destinação Final

Linha de Separação

Somos uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a gestão responsável de materiais, fornecendo as melhores soluções para a destinação correta do carvão ativado utilizado na extração de metais precisos.

Nós nos pautamos pela inovação e pela responsabilidade ambiental, o que nos posiciona como uma parceira confiável para a indústria mineradora em busca de soluções eficientes. Garantimos a rastreabilidade completa do material, desde o recebimento até a destinação final.

A análise laboratorial de metais preciosos é um ponto-chave para a qualidade e confiabilidade do nosso negócio. Conscientes dessa realidade, investimos fortemente no nosso laboratório, afim de assegurar resultados precisos e certeiros para nossos parceiros.

Nosso laboratório é referência em análises de metais preciosos em toda a América Latina, contamos com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados e experientes. Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas com laboratórios nacionais e internacionais de renome, assim como a renomada Universidade de São Paulo (USP).

Certamente, todo esse cuidado e dedicação fez com que nos consolidemos como uma empresa referência no segmento de recuperação de metais preciosos, destacando-nos por um modelo de negócios disruptivo, o qual valoriza de maneira justa os nossos parceiros comerciais.

 Métodos e instrumentos analíticos

  • Fire Assay
  • Espectrometria de fluorescência de Raios-X (EDS e WDS)
  • Espectrometria de absorção atômica (FAAS)
  • Espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES)

Ao descartar seu material de forma responsável, você está fazendo a sua parte para um mundo melhor. Escolha a Lorene e faça a diferença. Quem conhece, confia!

Obs: Não realizamos a compra de material que contém materiais perigosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorene - Todos os direitos reservados